Marcha das quem?

Não lembro quando foi a primeira vez que fui à Marcha das Vadias.

Mas era um dia quente. Lembro sim, de uma imensa aglomeração de mulheres nas suas mais variadas características: negras, brancas, amarelas, ruivas, loiras, morenas, de cabelo curto, raspado, moicano, de peitos de fora, de sutiã, de braços erguidos. Todas tão diferentes e com uma coisa em comum: um sorriso no rosto inacreditavelmente esperançoso. Era um sorriso que transpirava o calor daquele dia. Cada gota que caía era como um gole de água pura pra mim: limpava meu organismo, escorria minha dor. Eram mulheres que irradiavam alegria e nem precisavam competir com o sol, pois eram parte dele. Iluminaram meu dia.
De repente me vi peregrinando atrás daquela multidão colorida. Meus passos desajustados não sabiam por onde percorrer, mas eu seguia o barulho do bumbo, dos instrumentos improvisados, daqueles tambores que ressoavam iguais as batidas do meu coração. Bum, bum, bum! E a cantoria animava, aumentava. Parecia uma onda: comecei a cantar junto, a correr junto, a pular, a dançar. Não conhecia ninguém mas me puxaram pela mão e me senti acolhida. Olhava em volta e aquilo era lindo demais. O que pode ser mais bonito do que mulheres dançando pelos seus direitos?


Foto: Autoria própria. "Um bilhão que se ergue - SP"


MAS OQ é a Marcha das Vadias?

"A Marcha das Vadias denuncia publicamente a violência sexual e de gênero, e surgiu em resposta a atitudes machistas, inclusive institucionalizadas, que maltratam, estigmatizam e oprimem meninas e mulheres cis e transexuais - corpos femininos e feminizados - e que ainda sugerem que as vítimas de estupro foram provocadoras de seu próprio ataque. Além da luta pelo fim da violência sexual e de gênero, a Marcha das Vadias do Rio deste ano também pontua outras questões de extrema importância para as mulheres como a Laicidade do Estado, a Descriminalização das Mulheres e Legalização do Aborto, a Regulamentação da Prostituição – Projeto Gabriela Leite, a sanção pela presidenta Dilma da PLC 3/2013 e contra o Estatuto do Nascituro." (Fonte: Marcha das Vadias - RJ)


MAS POR QUE das Vadias? Que horror, vadia não é feio?

Não. Ao contrário do que as páginas do Facebook insistem em compartilhar, não é feio ser vadia. O termo "vadia" oprime as mulheres desde tempos imemoriais, pois é um estereótipo em forma de xingamento que insiste em determinar ou cagar regra  sobre como deve ser seu comportamento sexual. Você, mulher, é livre para agir e usar seu corpo como bem entender. Essa limitação (vindo geralmente de homens), de que "mulher que faz sexo com muitos caras é vadia", "mulher que sai de saia curta é vadia", é uma forma de oprimir e desrespeitar seus direitos. Já percebeu que um cara sem camisa foi naturalizado como "uma atitude normal"? E só porque você tem peitos, não pode? E um cara que transa com várias, não é considerado fodão? Por que uma mulher não poderia? Bem, buscamos uma igualdade de gêneros real, e não historinhas. Por isso mulheres vadias de peitos de fora são lindas e merecem tanto respeito quanto qualquer outra.

Foto: Reprodução do G1. "Marcha das Vadias - RJ"

Desde a última vez que participei de uma Marcha, muita coisa aqui dentro mudou. O feminismo abre portas, esclarece dúvidas, acolhe sofrimentos, fomenta debates e coloca pra fora em forma de luta tudo o que eu sempre acreditei: que ninguém pode dar pitaco sobre como meu corpo é ou tem que ser. Sobre que roupa eu posso ou não vestir. Sobre meu comportamento ou orientação sexual.

Eu não preciso me dar o respeito. O respeito já é meu por direito.

Deixe um Comentario.

Postagens populares

Pesquisar este blog